March 7, 2021

.

.

Curso de Composição e Harmonia- Testemunhos de Alunos

Curso de Composição e Harmonia- Testemunhos de Alunos

Ensninando Composição e Harmonia desde 1990, Pedro Madaleno começou a realizar Workshops de  3 meses com aulas de 3h semanais,  de Composição e Harmonia, entre outros Workshops, como os de WorldMusic-GamalaTaki, Art do Trio e Arranjos, Improvisação, Sistema de Solos por Intervalos, Guitarra Jazz entre outros.

Estes são depoimentos de ex alunos que fizeram o curso  ou tiveram aulas de composição com Pedro Madaleno.

TESTEMUNHOS  DO CURSO DE COMPOSIÇÃO E HARMONIA

Mário Delgado, guitarrista e compositor

curso de composição e harmonia

 ”Quando o Pedro Madaleno regressou de NY onde estudou na New School e particularmente com alguns nomes sonantes da história do Jazz com os quais seria hoje em dia impossível estudar, por diversas razões. Tive a grande felicidade de ter aulas de composição e improvisação com ele, aulas essas que foram na altura lecionadas no Hot Clube. Nessa altura aprendi conceitos muito únicos e “fora da caixa” que usei na criação de muitos temas que ainda hoje fazem parte do meu repertório. Ele é um pedagogo muito inspirado e inspirador, com um método e organização brilhante e muito funcional. Este método será uma aglutinação da experiência de todos estes anos de ensino e aplicação destes seus super poderes.  Muito obrigado Pedro!”

 

João Barradas, Acordeonista e Compositor, Campeão Mundial de Acordeão Clássico

curso de composição e harmonia

”O Pedro Madaleno é um mentor e uma das mentes musicais mais organizadas a residir no nosso país. Estudei particularmente com o Pedro durante a minha adolescência e ainda hoje guardo os seus apontamentos, plenos e íntegros, que me mostraram novos horizontes e diferentes abordagens à improvisação: Da filosofia Harmolodics de Ornette Coleman às aplicações práticas de Thesaurus of Scales and Melodic Patterns de Nicolas Slonimsky, das mais variadíssimas técnicas de composição às suas histórias, em primeira mão, dos anos vividos a estudar em NYC com grandes mestres do Jazz. Estes cursos são uma ferramenta única e imprescindível a qualquer músico que deseja aprofundar o seu conhecimento de uma forma guiada, séria e actual. Obrigado Pedro Madaleno!”

Yuri Daniel, baixista de Jan Garbarek

”O workshop de composição, na realidade é um 3 em 1, é um curso de Harmonia (completa), mais um de Improvisação e de Composição.
Não há duvidas que o Pedro extraiu todo o potencial dos cursos que fez lá fora (NY) e que é o único que pode explicar e transmitir de uma forma simples e objectiva toda a matéria dos anos de estudo com vários mestres do jazz. (ver o curriculun do Pedro)
O Pedro confia plenamente na capacidade dos seu alunos, ele administra toda a matéria super bem organizada em 3 meses, em outros lugares isso seria equivalente a 2 anos ou assim, a sugar tempo e dinheiro.
Para mim foi realmente um abrir para a minha musica, adquiri todas as ferramentas que procurava, para pôr cá para fora a minha musica. As minhas lacunas no campo da harmonia foram saradas 🙂 todas as duvidas que tinha e outra coisa que sabia mas me era difícil explicar foram limpas e reorganizadas.
Por sua vez sinto que também me ajudou muito no campo da improvisação.
Conheço o Pedro desde de 1989 ou assim, acho que aquilo que sei de musica devo a ele.”

>>Obtenha  agora a sua cópia  do curso <<

João Godinho, compositor de música clássica

”Apesar de à data já ter concluído a licenciatura em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, em 2012 decidi inscrever-me no curso de Composição do Pedro Madaleno. Valeu cada cêntimo. As aulas estavam muitíssimo bem estruturadas, o conteúdo era diversificado, muito bem explicado, e o Pedro Madaleno revelou-se um dos professores de música mais metódicos e entusiasmantes que tive até hoje. Ainda guardo comigo um dossiê com toda a informação do curso, conteúdos teóricos e exemplos musicais, que continuo de vez em quando a consultar. Lembro-me que desse curso nasceram pelo menos dois temas de que me orgulho. Acho que o curso é adequado tanto para alunos com formação em jazz como para alunos com formação em música erudita.”

Vasco Pimentel, Pianista de Jazz

”O workshop vale mesmo a pena! Aprendi imenso com Pedro e ele é um excelente professor e explica tudo de forma simples e muito bem organizada. Aprendem-se coisas novas que não são faladas noutros sítios, nem mesmo em faculdades. As aulas são uma excelente base para começar a compor e tem material de estudo para anos e anos. Certos assuntos são bastante avançados mas o Pedro explica sempre de forma acessível a toda a gente. Recomendo vivamente a qualquer músico ou compositor de qualquer estilo de música!!! ”

Ricardo Parreira, guitarrista de Fado e Compositor

”O método do Pedro Madaleno foi uma grande passo para mim ao nível do raciocínio da música. Sem dúvida vem colmatar um gap no ensino e aconselho qualquer músico a fazê-lo. Hoje em dia penso na composição e faço música com muito mais facilidade e com as ferramentas muito mais organizadas. Ricardo Parreira- guitarrista de fado e compositor”

 

Avelino Santollala, musicólogo, guitarrista, ex director  do curso de Música do Conservatório de Sines

”Método de ensino usado: excelente e inspirador.
Valor do material aprendido e sua aplicação prática: Melhor custo/benefício A aprendizagem e a sua aplicação prática são como o horizonte : Não tme limites! ‘
.
Marco Oliveira- cantor  e guitarrista de fado

 ” O Workshop é imprescindível para quem quer entender os mais variados métodos de composição. Todos os exercícios feitos pelos alunos são revistos com detalhe pelo Pedro Madaleno e todo o material é explicado de uma forma bastante acessível. Recomendo a todos os que procuram um método para compôr e explorar ainda mais a sua própria criatividade. 

Ao longo do Workshop aprendi imenso sobre harmonia e, sobretudo, sobre a linguagem do Jazz. Consegui ver esclarecidas muitas dúvidas e começar a explorar mais possibilidades, não apenas na parte da composição, mas também a nível instrumental. Foi muito importante para mim até para conseguir estabelecer mais organização na forma de abordar as composições. ”

Francisco Meneses, saxofonista, professor da escola de Jazz do Barreiro

”O método do Pedro Madaleno é muito claro e prático, simplificando bastante conceitos teóricos que muitas vezes nos são passados de uma forma não muito intuitiva. É-nos passado praticamente tudo o que há para saber de harmonia (mais ligada ao jazz) desde a sua base até conceitos avançados,
sempre com casos práticos e exemplos de composições feitas na hora para que fiquemos a compreender estes métodos de composição na prática e não apenas na teoria. Saímos do curso com a certeza de que não nos faltarão ideias e “starters” para compôr em variados estilos e conceitos. ”

>>Obtenha  agora a sua cópia  do curso <<

Zé Maria Velhinho-Guitarrista

”Inscrevi-me no workshop de harmonia e composição do Pedro Madaleno por recomendação de um amigo. Por essa altura as minhas expetativas eram apenas obter mais conhecimentos de harmonia dando continuidade ao que tivera já aprendido numa escola. Foi logo nas primeiras aulas que percebi que este curso iria valer bem mais a pena do que eu estava à espera. Em pouco tempo e com algum estudo consegui desbloquear várias questões e com isso evoluir como guitarrista de jazz em matéria de harmonia, composição e até de improvisação! Graças à enorme clareza com que são dadas as aulas sempre com imensos exemplos práticos, composições escritas no momento, referências musicais inspiradoras e a dedicação do Pedro. Comecei a escutar mais o seu trabalho e influências que se foram tornando as minhas. Recomendo este workshop para todos os níveis pela qualidade da matéria e como é leccionada. O curso online está dividido em 3 blocos ricos em harmonia e starters de composição. São imensas as formas possíveis de dar “vida” a uma ideia e com ela fazer música. Boa música.”

André Mota, baterista profissional

 ”Este workshop é excelente para quem quer iniciar ou privilegiar uma abordagem directa e objectiva no que toca à composição. Aliado a um forte apoio de Harmonia, o Pedro faz um resumo bastante metódico e bem fundamentado dos melhores starters, isto é, métodos-base para se compor. A partir daí, o trabalho fica mais claro e facilmente conseguimos entender o processo de cada possibilidade de compor. É uma questão de irmos trabalhando, até encontrar soluções com as quais nos identifiquemos e que mereçam passar do papel para a realidade. Aconselho!”

Diogo Lameira, guitarrista, ex aluno Universidade Lusiada

” Completo, prático e musical! Este workshop é altamente recomendável para os interessados em composição e harmonia! Para além de saber os conteúdos profundamente, o Pedro transmite-os de forma simples, fazendo com que os alunos consigam captá-lo, sem grande sofrimento, já que com o avançar do curso surgem matérias que por si só já são complexas (harmonia). O workshop é completo no sentido de ter informação harmónica equiparada à um curso superior, a aprendizagem de “starters” (pontos de partida de composição) que não são ensinados pela maioria das escolas/cursos superiores/professores, sendo este o ponto mais interessante do curso (a meu ver), e a exemplificação das diferentes formas de compor, tanto no momento (com o Pedro a demonstrá-lo, “ao vivo e a cores”), como através da audição de diversos artistas (CDs). É prático e musical, já que os exemplos demonstrados na aula, feitos e explicados no momento, são “simples” e intuitivos, ou seja, não é um workshop meramente teórico ou secante, pois para quem é músico e interessado na composição, consegue facilmente aplicar os conteúdos, de forma a melhorar a sua composição, quase que instantaneamente, sem andar anos às voltas. Recomendo!”

João Fragoso, guitarrista ,compositor, ex aluno do Hot Club

”Achei o curso de composição do Pedro Madaleno bastante produtivo. O Pedro ensina-nos técnicas e matérias passíveis de abranger a qualquer tipo de música motivando-nos assim para explorarmos a nossa criatividade a partir de certos exercícios e ideias que nos são apresentadas de uma forma directa e imparcial. Toda a informação está muito bem organizada de aula para aula, e é ensinada com exemplos em discos e exemplos em tempo real, o que torna a matéria mais interessante porque rapidamente passa da teoria para a prática. Com este curso sinto que já evolui a minha forma de compor, cada vez tenho mais ideias e sinto-me agora mais capaz de conseguir exprimi-las de uma forma mais sincera e verdadeira, em grande parte pelos conhecimentos avançados de composição e harmonia que adquiri neste curso. Um excelente pedagogo e pessoa, que estudou com os melhores professores e que dedicou a sua vida à música, que nos entrega com muita disponibilidade e amizade “montes de” informação que certamente nos acompanhará para o resto da vida. Um “must do” para todos aqueles que estejam interessados em composição e em perceber música de uma forma mais completa e minuciosa!”

Diogo Bach, cantor lírico

”A minha experiência neste workshop foi das mais gratificantes que tive ultimamente na minha formação musical. A abordagem técnica, precisa e ao mesmo tempo contendo a leveza e a permeabilidade que a música, como arte, também possui, não é fácil de encontrar nos dias de hoje. Aprendi muito, não só material novo, mas a aproveitar material que já estava apreendido (de outra forma). ‘

Marcos Moreira, professor  de guitarra

”Primeiro de tudo muiiiito abrangente…desde pequenas harmonizações a coisas dantescas dignas de um filme .Método de ensino agradável , fácil absorção apesar de ser muito material. Em termos de conhecimento nem poucos anos dão para conseguir dirigir esta informação na aplicação apesar de ser facilmente aplicavel em qualquer estilo musical. 5estrelas”

Fernão Biu,  cantor e guitarrista dos Zarco, colaborador dos Capitão Fausto

“Ter feito o Workshop de Composição com o Pedro, foi como se me tivessem aberto a cabeça ao meio e pusessem quantidades de informação gigantes ali adentro. Fora de brincadeiras, durante estes três meses aprendi vários sistemas de composição que me abriram portas para uma nova maneira de escrever e improvisar. Estou grato por ter abraçado esta aventura com o Pedro e já só estou à espera da segunda parte. Vale muito a pena. Obrigado Pedro Madaleno!” ,

Olga Guerra, cantora

 ”Eu gostei inmenso do curso e foi muito util para rever materia teorica e ajudo-me inmenso na escola e com os exames. O metodo e muito bom, e claro e conciso. Ajudome inmenso saber que existem trucos para compor e de certeza vou aplicalos nos meu temas. o material de apoyo( material didactivo) tabem e super util e pode nos ajudar inmenso em caso de bloqueo creativo o para sair da zona de confort e nao usar sempre o mesmo metodo para compor. O pedro e divertido e muito responsavel com a materia que tem para nos dar. valio mesmo a pena.”

João Francisco Santos, guitarrista

” Divisão das aulas em 3 campos: Harmonia, Regras de escrita melódico-harmónica e Composição em diversos estilos. Ritmo acelerado, requer preparação mas sem deixar de ser acessível e sempre dado com bom ambiente nas aulas e exemplos práticos. Dúvidas são bem-vindas e permitem fazer o maior uso do material que é dado ao longo do workshop. O trabalho em casa é altamente recomendado, permite fazer o máximo uso do curso. O curso é denso. O foco é preparar o aluno em harmonia e munir o aluno com uma grande quantidade de valiosas ferramentas a aplicar em composição. Estas ferramentas são starters de composição de temas, métodos de análise, métodos de improvisação, etc. Não existe limite para a sua aplicação. São meios para explorar a real extensão da criatividade de quem os aplica e a capacidade de os conjugar para o fim de compor temas e improvisar.’

curso de composição e harmonia

>>Obtenha  agora a sua cópia  do curso <<

João da Graça, violinista

”O Pedro Madaleno organizou um worshop intensivo mas acessível a quem tenha pelo menos bases intermédias de música escrita, exigente mas descontraído. Baseia-se (1) em teoria de harmonia e (2) na capacitação do aluno para escrever a sua própria música baseado em exercícios para se começar a compor (starters). O Pedro Madaleno, para além de dominar a
escrita de composição, é um excelente professor. Estou já a utilizar estes ensinamentos para compor para os meus projectos musicais. Altamente recomendado! ”

Rafael M. Lopes – Saxofonista

”O Workshop de Composição dado pelo Pedro Madaleno foi mesmo uma grande
ajuda para mim a nível pessoal para desmistificar e tirar algumas duvidas que tinha. Foi incrível a maneira prática e simples como o Pedro pôs todas as matérias. A aplicação do material é directa e fácil pois todas as matérias no seu todo estão muito bem organizadas e bem estruturadas. No decorrer do workshop está tudo devidamente previsto a nível de vocabulários e duvidas. Não é possível sair desse workshop com duvidas. Ele não escondeu nada do que sabia dando e ensinando tudo. Não há segredos. Fico eternamente grato a pessoas como o Pedro pois não têm medo de ensinar tudo o que sabe com medo que lhe tirem o mérito. O que muitas vezes não acontece nas escolas no geral. E o que temos de pagar para aprender muitas vezes ocupa-nos mais dinheiro e tempo. Os preços são realmente muito baixos para a quantidade e qualidade de matéria que Ele nos ensina.É uma grande ajuda a organização da matéria após e durante o Workshop pois após a percepção de tudo no meu caso fui melhorando as minhas composições e improvisações após perceber a matéria.Este Workshop ajudou-me a compor qualquer tipo de musica e sempre soar bem. Estou mais uma vez agradecido ao Pedro Madaleno por este Worshop e recomendo a todos aqueles que como eu gostam de pagar pela qualidade de ensino ao mais alto nível. ‘

Kay Limak, músico, Doutorado em Ciência Musical

”Pedro Madaleno, é uma grande figura de referência musical em Portugal, um compositor exímio. Ativo no meio musical e pedagógico, preocupando sempre em formar a nova geração de músicos, ajudando no que pode e melhor sabe que é ensinar. Este workshop veio-me clarificar muitas dúvidas que sempre tive em relação à harmonia e composição. Depois deste whorkshop passei a ouvir e a olhar para a música de forma diferente, muito mais esclarecido em todos os sentidos, abrindo o leque à minha criatividade, tudo isso graças ao método prático e esquematizado que Pedro desenvolveu ao longo dos anos para ensinar, fácil de perceber, direto e esclarecedor. Recomendo vivamente a todos experimentarem este workshop, pois uma coisa é garantida, depois do workshop ficarão com a cabeça maior e mais esclarecida para a música. ”

Pedro Heitor , saxofonista

”O Workshop de Composição do Prof. Pedro Madaleno vai muito além do que estamos habituados a pensar como Workshop e chamar-lhe-ia Curso Completo de Harmonia e Composição de tão completo que é.
A matéria é-nos transmitida de um modo claro, muito bem estruturado, como dificilmente (para não dizer de modo impossível) se encontraria em livros ou numa escola. E tudo isso é feito de um modo que faz com que, como estudante de música, o meu entusiasmo e vontade de chegar mais longe estejam sempre a aumentar.
O que é transmitido aos alunos neste curso vai muito além do que se aprende numa escola tradicional e a verdade é que em poucas aulas é ensinada harmonia a fundo, composição e ainda somos incentivados a, cada vez mais, desenvolver a capacidade auditiva de modo a que possamos OUVIR realmente. Outro aspecto muito apelativo é o facto de podermos assistir ao in loco à criação de temas e à concretização de exemplos sobre o que foi ensinado.
Além de toda essa aprendizagem de base e conhecimentos teóricos este curso leva-nos a ter diversas ferramentas de composição, exercícios para lá chegarmos, diferentes abordagens na composição de temas, o que me parece que deve ser valorizado pois nem todos percorremos naturalmente o mesmo caminho para chegar a um sítio, e ainda novas abordagens à improvisação e à reharmonização de temas.
Obrigado ao Pedro Madaleno por partilhar os seus conhecimentos e pelo incentivo ao trabalho, aula após aula.”

João Pedro Rodrigues, guitarra

”Tendo feito o Curso de Guitarra do Conservatório Nacional, já tinha tido cadeiras de Análise e Técnicas de Composição, bem como outras de Teoria musical, mais no âmbito da vulgarmente chamada música clássica (embora abrangendo desde o Renascimento até ao séc. XX). Fui por isso com alguma expectativa, que não foi de forma alguma defraudada, pois este Workshop deu-me as ferramentas e/ou a motivação para começar a compor com regularidade. Perceber os vários mecanismos ou técnicas foi importante, assim como ver o processo de composição em real-time: ver os problemas que surgem e a forma como são solucionados em cada desafio.
Mas o que mais gozo me deu foi no meu dia-a-dia, conseguir compor melodias e harmonias de cabeça, ou ouvir uma melodia e imediatamente começar a escrevê-la sem recurso à guitarra ou piano…”

Luís Pais Antunes- piano, saxofone  e guitarra, advogado e professor universitário

“Eu fui, certamente – e voltarei a ser, espero – um dos alunos mais improváveis do Pedro. Na minha vida, a música ocupa, infelizmente, muito menos espaço do que aquele que gostaria e a última vez que me sentei numa sala de aulas do conservatório já foi há mais de 30 anos… Quase três meses depois de ter começado a frequentar o workshop de harmonia e composição, só posso dizer que as minhas expectativas foram superadas e que aprendi mais nestas semanas do que em anos de várias leituras. Aprendi a “ouvir” muito melhor e, sobretudo, a encontrar caminhos onde quase sempre me perdia por não saber como tinha ido lá parar…
Embora bastante concentrado, o curso é muito completo e o Pedro dá-nos as ferramentas quase todas para trabalhar temas, reharmonizá-los e perceber o porquê das coisas. O “quase” é o trabalho que cada um tem que saber fazer para tirar o máximo partido da grande quantidade de informação muito bem “arrumada” que adquire. A não perder…”

curso de composição musical

>>Obtenha  agora a sua cópia  do curso <<

Daniel Pikeno-baixista

”O que posso dizer sobre o curso de Harmonia e Composição é que aprendi em poucas aulas tudo que é preciso pra vida inteira! Formas faceis e objetivas de compor. Quanto a harmonia nunca ia imaginar que funcionava dessa forma…alias, iria acabar por aprender, mas em muitos anos de estudo em escolas onde tudo é mais ambíguo e menos dedicado. Agora só depende de mim.
O Pedro Madaleno tem uma forma muito própria de ensinar,nos explica de uma maneira simples e clara, o que facilita imenso a compreensão e a aprendizagem, além de nos ajudar sempre e de forma incansável quando surge alguma dúvida. Estou bastante satisfeito e recomendo a todos os parceiros músicos! Muito obrigado Pedro.”

Tiago Ramalho, cantor

”O curso de composição e harmonia avançada é um curso excelente, muito bem estruturado e encadeado, e muito intuitivo , em que os alunos são guiados a conhecimentos de uma forma simples e eficaz, num ambiente descontraído e musical.
O Pedro, para alem de óptimo musico, sabe transmitir como poucos os conhecimentos que adquiriu ao longo da sua excelente carreira e estudos.
Obrigado Pedro, tem sido um privilégio. Continua assim, fazem falta pessoas no meio pedagogo com a tua capacidade.”

Tiago Achega- guitarrista

”O curso é excelente!! É super intuitivo e põe a malta a compor muito rapidamente.Apresenta ferramentas excelentes para quem quer começar a compor com ‘’pés e cabeça’’.Quanto ao Pedro….este tipo é uma autentica enciclopédia musical.Muito recomendável.”

Sara Côrte Real – voz. Cantora dos “Assessores” – grupo que acompanha Sérgio Godinho

”O Pedro para além de excelente músico é um excelente professor.Tem os conteúdos muito bem organizados e articula-os de forma extraordinária. Aprende-se muita Harmonia e diversos processos para se compôr. O curso é muito bom, vale a pena. Fica-se com material para muitos anos de estudo e trabalho. Foi uma oportunidade muito boa. Obrigada, Pedro”

António Norton, cantor

” Crítica ao Workshop de Harmonia e Composição – I Em apenas 12 aulas, repartidas por três meses recebi um conjunto de material de estudo muito valioso que não é apenas teórico, mas tem uma forte componente prática. O Pedro é um excelente professor. Dedicado, atento e preocupado com cada aluno e com as suas aulas. Vê-se que as prepara com atenção e que tem muita experiência. Fazer este workshop funciona como uma espécie de corta-mato. Em vez de ficar três anos ou mais a fazer aulas de harmonia para conseguir esta informação obtenho-a em apenas três meses. Claro que uma coisa é estar na posse da informação, a outra é integrá-la e usá-la com a fluência desejada, mas isso já está relacionado com o grau de empenho, de seriedade e dedicação de cada um à sua música. O workshop tem um alto ambiente e muitos dos exemplos dados são ilustrados com composições feitas in loco e no momento pelo Madaleno. Nada melhor para perceber como se põe em prática as ferramentas que aprendemos! Outros exemplos são transmitidos através de gravações de temas que ouvimos na aula. O workshop é rico também porque o Pedro fornece um conjunto de folhas que sintetizam informações úteis, acedemos a uma dropbox muito rica em informação e claro tiramos as nossas dúvidas com uma pessoa que está 100% disponível. O preço também me parece altamente justificado. Outra vantagem é ser ao Domingo à noite, o que é óptimo, porque muitas vezes é um dia morto e em que todos podem. Por todos estes motivos recomendo vivamente este workshop e estou certo que todos os workshops que o Pedro lecciona têm qualidade e aplicabilidade. ”

Pedro Santos-musico clássico, flauta

”Em relação ao curso de composição achei que foi extremamente produtivo para mim e passo a explicar porquê:
A minha formação como músico é clássica e este curso da maneira como foi dado foi uma óptima forma de mergulhar neste mundo, novo para mim que é o jazz.
No decorrer das aulas para além de uma abordagem técnica especifica de composição existiu sempre uma preocupação de contextualizar através de exemplos concretos a matéria dada assim como com exemplos escritos pelo professor na aula. Desta forma foi possível para mim “educar-me” e perceber a linguagem.
A todos que tiveram exclusivamente formação clássica e que querem abrir um pouco os horizontes (como eu) para novas abordagens e pontos de vistas, novas maneiras de harmonizar, novos conceitos, aconselho seriamente este curso.
Tenho plena consciência que o conhecimento e a informação que absorvi durante estes três meses me será útil para um estudo individual nos próximos anos e me ajudará a ser um melhor músico com uma abordagem mais alargada.
Resultados imediatos que tive saliento dois:
-Eu já tinha tentado escrever música antes e o que me aconteceu foi que, como não tinha bases sólidas e conhecimentos suficientes já tinha esgotado os meus recursos e não estava
satisfeito com o que escrevia. Agora sei o que me faltava e já consigo escrever de forma coerente e muito mas muito mais rica.
-Outro resultado foi que comecei a reharmonizar as melodias das peças dos meus alunos e a dar novas “cores”, novas abordagens. Deste modo elas voltaram a ter uma nova vida.
Gostei muito da maneira como o professor dá as aulas, muito acessível e completa. O ambiente criado na sala de aulas pelo professor e pelos colegas é muito agradável.
Sei que aprendi muito nestes três meses.”

João Aibeo- musico clássico-tuba

”As aulas são dadas com uma grande dinâmica e a metodologia é muito concentrada e coesa. O material está muito bem organizado e existe um fio condutor muito forte que se sente em todas as aulas. Os conhecimentos adquiridos são uma mais valia para começar a criar música, mas também para melhorar arranjos/ orquestração e dão também uma grande noção de harmonia que serve também na prática de improvisação.”

curso de composição musical

>>Obtenha  agora a sua cópia  do curso <<

Josina Filipe- cantora

”O Pedro como professor, dá sempre uma explicação bastante acessível e fácil de assimilar, considerando toda a matéria dada, seja qual o grau de qualidade e dificuldade.
São dadas ferramentas muito úteis para se poder compor de forma construtiva, começando pela base, que depois se vai desenvolvendo, ao longo das aulas, como também o aluno fica capacitado para poder desenvolver a sua própria forma de compor.
O material aprendido, permite compor temas simples, fortes e ao mesmo tempo ricos harmonicamente.
È um curso indispensável para o futuro de qualquer compositor.”

João Carlos Rodrigues-guitarra el]ectrica e  clássica

”O workshop de composição é de longe um dos melhores investimentos que já realizei,e para quem quer aumentar as noções de harmonia e começar a compor, é o método ideal. O método do Pedro começa por simplificar o estudo de harmonia e mostra-nos várias formas de composição, através de métodos e regras muito simples de aplicar.Acima de tudo, tenho a certeza que este workshop vai fazer de mim um melhor músico.”

Afonso Serro, estudante de composiçao, pianista

”O workshop é uma oportunidade única, pois em nenhuma outra circunstância podemos encontrar um professor de composição que ensine um método americano em Portugal. O Pedro excede todas as qualidades como professor: ensina tanto a teoria como a prática de uma forma clara e acessível a todos; procura saber se os alunos entendem a matéria e sobre-tudo não esconde nada. As técnicas de compor ensinadas são especialmente úteis, não só para aqueles que nunca antes estudaram composição, mas também para aqueles que de facto estudaram sobre o método clássico, que na maior parte, não conseguem aplicar a sua aprendizagem na prática. Aconselho a todos fazerem este workshop independentemente do estilo musical que se pretende compor.”

 

Rodrigo Crespo, guitarra clássica

”O workshop está muito bem estruturado, abordando várias técnicas de composição e várias noções importantes na construção de melodias e na harmonização de temas, dando uma perspectiva muito abrangente da música sem se centrar demasiado num ponto específico. Ao apresentar cada técnica, cada ideia na composição musical, o Pedro Madaleno vai exemplificando o que ensina com a criação em tempo real de temas por si compostos na hora ao piano e escritos na pauta, o que nos ajuda a perceber melhor as ideias que acabara de transmitir. A realização dos TPC correspondentes a cada aula é essencial, tentando pôr na pauta e no instrumento as ideias musicais transmitidas, para nós mesmos entendermos melhor o que foi ensinado na aula. Só com a prática e as questões que a mesma suscita, nas escolhas inerentes a toda a criação musical, é que podemos aprender os conteúdos transmitidos. O Pedro Madaleno ensina-nos isso e muito mais no seu workshop. Para quem cria música, seja um compositor de canções seja um instrumentista que improvisa
sobre temas de jazz já compostos, seja quem faz música para teatro ou cinema, o material que nos é transmitido no workshop do Pedro Madaleno é muito útil. Ajuda-nos a perceber melhor aquilo que já faziamos de forma intuitiva sem saber muito bem o que estavamos a fazer, assim como nos ajuda a experimentar novas ideias e formas de criar música. O workshop apresenta-nos tantas maneiras de fazer música, transversais a tantos géneros musicais, desde a composição muito estruturada de temas clássicos, à composição mais livre e aleatória de elementos recolhidos de modo díspar, até à criação de música com uma forte componente melódica próxima das músicas do mundo, que nos permite, enquanto compositores, alargarmos o espectro do nosso próprio estilo de composição musical. Com base neste ensinamentos, acompanhados pela audição da música de alguns discos seleccionados, que nos é transmitida a exemplificar cada técnica, passamos a poder compor ao estilo de vários músicos que admiramos e cujos “segredos de composição” até aqui desconheciamos. Em suma, o workshop foi uma grande ajuda para mim enquanto músico e compositor.”

>>Obtenha  agora a sua cópia  do curso <<

Rodrigo de Almeida, baixista

“Depois de frequentar este workshop sinto que fiquei com uma vasta gama de ferramentas de composição com as quais posso agora construir a minha linguagem de uma forma mais clara. Penso que isto é possível devido à organização e clareza de ideias com que o Pedro transmite os seus vastos conhecimentos. É sem dúvida um workshop que pode ser útil tanto para os iniciados, como para os estudantes avançados.” Nuno Melo, guitaara jazz, finalista da Esmel Aconselho a qualquer musico,workshop bastante intuitivo,com muita informacao.o material é dado de forma simples e eficaz de maneira a usarmos tal como queremos. nao existe regras obrigatorias!cresci bastante como musico em 3 meses.obrigado Pedro”

André Sobral, guitarrista

“Este foi o workshop que me permitiu responder a várias questões que tinha sobre o mundo da composição e ao mesmo tempo criar novas ferramentas de trabalho e educar o ouvido para sonoridades totalmente refrescantes. O Pedro ensina várias técnicas de composição de uma maneira bastante esclarecedora, com exemplos práticos e analogias inteligentes, o que torna este workshop bastante inspirador.”

Liliana Fartaria, vocalista

”Este workshop deu-me valiosas ferramentas para o futuro, tanto para a composição como na improvisação. O pedro consegue transmitir os conhecimentos teóricos que foi adquirindo com muita clareza, mesmo os mais complexos, com muito método e dedicação. Começa-se a tratar a teoria musical por tu e esse à-vontade incentiva imenso à composição. ”

Rodirgo Karvat, guitarrista

”Em poucas palavras fazer o workshop com o Pedro é brutal mesmo para quem já tem bons conhecimentos musicais. O Pedro para alem da formação faz um apanhado dos vários anos de experiência que tem e transmite-nos com maestria afinal ensinar também .”

Nuno Pinto, Guitarra

”O Workshop de Composição do Prof. Pedro Madaleno é, a meu ver, uma mais valia para qualquer músico que pretenda aprender coisas novas, solidificar o seu conhecimento ou até mesmo abrir os horizontes para novas sonoridades e métodos de composição. A matéria é transmitida muito claramente e de uma forma concisa e objectiva. O Pedro tem ” tudo na ponta da língua” , o material está muito bem organizado e existe uma linha orientadora que encaminha a matéria de uma forma natural e compreensível; excusado será dizer que o ambiente de aula é bastante saudável e descontraído, o Pedro tem um sentido de humor bastante apurado! =) hehe! O resultado deste workshop não é de todo imediato pois em 3 meses é dada uma “injecção” de matérias, exercícios, regras, pontos de vista, etc… que necessitam de muito (muito) trabalho e tempo a serem interiorizados. No geral consegui solidificar muitos conhecimentos, aprendi muita coisa nova e tenho material para estudar durante muitos anos… Pessoalmente não dedicaria a mesma atenção/tempo a todos os tópicos abordados no workshop e apesar de ser um workshop livre, implementaria pelo menos 1 Exame a meio do
workshop de modo a “obrigar” o pessoal a estudar, quanto mais não seja para ficarem com a noção daquilo que sabem ou não. Obrigado Pedro.”

Dario Abdul, guitarrista

”Recomendo o workshop de Harmonia e Composição do Pedro Madaleno mesmo a músicos amadores ou com treino musical básico/intermédio (o meu caso que conclui apenas os dois primeiros níveis preparatórios do antigo curriculum da escola do hot clube). O Pedro Madaleno é um excelente pedagogo e um compositor dotado que explica e demonstra os conceitos de forma clara e construtiva. Trata-se também de uma oportunidade para aprender algum material avançado de difícil acesso pois é o resultado de uma síntese de material absorvido pelo Pedro com diversos e prestigiados mentores ao longo de anos de estudo nos EUA. (Por exemplo, experimentem pesquisar pelo tópico das “hostile triads” e não encontrarão absolutamente nada na literatura actualmente publicado). De realçar também que sendo o Pedro Madaleno um músico com horizontes bastante alargados, constantemente encoraja os alunos a aplicarem o material para além do “jazz” pois trata-se de material aplicável a qualquer género musical. Recomendo vivamente! ”

 

Curso de Composição e Harmonia

de Pedro Madaleno

Video

48 Videos de Treino

3 Módulos

20 Secções, Mais de 25h de treino

Starters

35  Maneiras de Compor

Acompanhamento  e Zoom Calls

Grupo de Suporte

Certificado

Certificado e Barra De Progresso

PEDRO MADALENO

Pedro Madaleno
Discípulo de Jim Hall,  Lee Konitz , John Abercrombie , John Scofield , Kenny Werner , Karl Berger e outras lendas do jazz,
Pedro Madaleno é considerado um dos músicos de Jazz mais ativos em Portugal, um compositor prolífico com mais de 3000 composições escritas e um excelente professor, tendo ensinado grande parte da geração de músicos atuais portugueses entre 1990 e 2020. Com uma carreira super produtiva, estudou vários anos nos EUA, com algumas das lendas do “jazz”, e grandes compositores.
Para além de bom instrumentista e  excelente compositor  compõe também música para documentários, teatro  e música alternativa, de vários estilos. Pedro toca há mais de 40 anos em todo o mundo, buscando um nível de excelência máxima nos seus concertos e ao mesmo tempo   dirigindo  e lecionando  Clínicas em muitos países.

 

Pedro Madaleno Music Academy
Programa de Afiliados

NÃO PERCAS A OPORTUNIDADE!

Ganha todos os meses comissões de 30% a 50% com os nossos programas

Obrigado por ler o meu artigo Curso de Composição e Harmonia- Testemunhos de Alunos